terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Felicidade é o melhor salário

O mundo está cada vez mais controverso no que diz respeito ao gosto. Não falo de bom ou mau gosto ou criticar o que as pessoas gostam, muito pelo contrário. Muitas vezes, as pessoas deixam de fazer o que gostam por mero medo de fugir do senso comum.
Eu, por exemplo. Faço Letras, mas não porque pretendo dar aulas. Estou cursando o que eu escolhi por uma razão simples: amo inglês, e como consegui uma bolsa de estudos, não preciso pagar. Senão, estaria fazendo um curso de inglês. E a maioria dos professores lá generaliza quando falam: "como vocês serão professores", "vocês serão professores e precisam saber que" etc. Pelo que tenho ouvido, minha turma está bem dividida quanto aos futuros e não-futuros professores, e quase me arrisco a dizer que a maioria não será.
É muito fácil identificar algo que gostamos, principalmente quando é algo que queremos fazer e precisamos aprender. Como eu, por exemplo. Adoro canto, inglês e literatura, portanto, pretendo ser cantora, tradutora ou escritora. E é assm que identificamos o que gostamos: pelo simples e puro prazer em aprender cada vez mais coisas sobre algo. Quando a ansiedade toma conta de nossa mente e o processo de aprendizagem vira um tormento, provavelmente é porque você não gosta tanto assim de algo. E acontece comigo: a maioria das coisas, como cozinhar, eu não gosto. Gostaria de saber, mas não tenho paciência para aprender. Mas adoro tanto saber quanto aprender canto, inglês e literatura (no meu caso, aprender a usar corretamente a grafia também, pois queria ser escritora). Na escola, gostava também de matemática: era incrível ver a grande maioria com ódio daquela disciplina e eu lá, achando interessantíssima cada mínima descoberta. Era fantástico, tanto que já pensei em trabalhar em administração ou contabilidade.
Então, fica a dica: identifique o que gosta, e vá fundo. Mergulhe fundo e apaixone-se pelo que faz, seja o que for. Não há dinheiro no mundo que compense o prazer de se fazer o que gosta. Dinheiro traz conforto, mas de que adianta ser milionário se passar metade da vida desconfortável na escolha de sua profissão? No meu caso, a paixão é cantar, a música preenche a minha alma, de tal forma que sinto que poderia explodir de alegria e emoção. Seria a maior felicidade da minha vida se puder subir em um palco um dia, mesmo que a minha banda fosse daquelas que não ultrapassam as fronteiras das cidades próximas, apesar de desejar, como todos, que meu trabalho fosse reconhecido. Mesmo que meu cachê não seja milionário, minha alma será "N" vezes mais rica. Do quê? Ainda não sei, mas provavelmente seria de uma plenitude deliciosa.

Selo

Ganhei um selo do blog "Retóricas", de Ravi Barros (http://ravibarros.blogspot.com/).


As regras são:
  • Postar o selo no seu blog;
  • Dizer duas coisas que fazem você sorrir: cantar e jogar conversa fora com meus amigos;
  • Dizer uma coisa que faz você sorrir sobre o blog do qual recebeu o selo: bem, o "Retóricas" é muito interessante no que concerne ao jeito de expressar pensamentos e fatos do cotidiano, de forma leve e gostosa, sem ser carregado de "intelectualidades" e, ao mesmo tempo, com muito conteúdo;
  • Indicar (passar ou presentear) o selo para cinco a vinte blogs e avisá-los.
 Bom, a seguir estão os blogs para os quais repasso o selo:

http://palavrasclamadas.blogspot.com/
http://florestasciberneticas.blogspot.com/
http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/
http://zumbibanguelo.blogspot.com/
http://detudoumpoucominhaopiniao.blogspot.com/
http://rabiscoscriativos.blogspot.com/
http://assimounao.blogspot.com/
http://luizadissecoisas.blogspot.com/

Andei meio relaxada com o blog, mas prometo que darei a devida atenção a ele agorinha mesmo! Beijo!

Selo

Meu terceiro selo, e segundo da Beatriz Ferreira, do Palavras Apenas... (http://palavrasclamadas.blogspot.com/), saindo do forno pra vocês:


Como manda a regra, devemos falar 10 coisas sobre nós e repassar o selo para 10 blogs.

1. Tenho 17 anos e vou pro 3º semestre de Letras;
2. Sou bolsista do ProUni;
3. Tenho vontade de ser uma das três coisas a seguir, e todas rimando: cantora, tradutora ou escritora, mas não professora, como muitas pessoas do meu curso pensam em ser;
4. Sou tão tímida que tenho vergonha até de pensar, dependendo do assunto;
5. Até hoje, beijei só um cara, e foi aos 15 anos;
6. Meu aniversário é no dia de São Jorge e em 2000, foi o dia da Páscoa;
7. Tenho vontade de aprender muitos idiomas, mas primeiramente, queria saber inglês, francês e espanhol, nessa ordem. Se ainda houver espaço e paciência, também aprenderia alemão e italiano, e, quem sabe, mas duvido que vá ter paciência, japonês (chinês não dá!). Mas além disso, como gosto de cantar, sempre consigo aprender a música que quero, seja o idioma que for: já cantei em inglês, francês, espanhol, japonês, italiano, sueco, hindu, finlandês (Nightwish!) etc;
8. Meu estilo preferido de música é o metal sinfônico, que é um tipo de som que fica entre o rock e a música clássica. Eu acho lindo! Minhas bandas preferidas são Nightwish e Within Temptation;
9. Antes, eu era uma "comilona", e hoje, raramente tenho vontade de comer;
10. Estou realmente apaixonada pela primeira vez, sou correspondida, mas o cara é comprometido.

É, vocês já sabem o mais importante de mim, minha essência, nos lados bons, ruins e controversos...

Segue abaixo a lista de blogs que receberão o selo. Quero lembrar que às vezes as pessoas não repassam o selo ou, principalmente, não obedecem às regras. Rules are rules, people!

http://nicellealmeida.blogspot.com/
http://fuckingweblog.blogspot.com/
http://altitudesjablog.blogspot.com/
http://blogdamanuellla.blogspot.com/
http://seeutecontarminhavidavocechora.blogspot.com/
http://decodecodes.blogspot.com/
http://ravibarros.blogspot.com/
http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/
http://poeirafina.blogspot.com/
http://dizendoaovento.blogspot.com/

Abraço!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Novo Design

Como já falei para a Beatriz (que me passou o selo), tive que mudar o template do meu blog para poder adicionar meus selos em uma única seção... Aproveitei para repaginá-lo totalmente, de uma forma mais, digamos, exclusiva. Reparem que foi personalizado, com o título do blog repetido ao fundo. Com uma tonalidade mais suave e viçosa e duas barras laterais, parece novinho em folha... E aí? O que acharam?

Mais um selo...

Olá, pessoal... Estou aqui para dizer que ganhei meu segundo selo, concedido por Beatriz Ferreira, do blog Palavras Apenas... (http://palavrasclamadas.blogspot.com):


Como manda a regra, escolherei 15 blogs para repassar (e avisar) e responderei às perguntinhas:

Nome: Bom, neste momento é Nobody, mas no dia-a-dia...
Uma música: Wish I Had An Angel - Nightwish
Humor: Sou oito ou oitenta... Quando estou feliz, estou radiante... Mas quando estou triste, estou péssima...
Uma cor: Lilás
Uma estação: Primavera
Como prefere viajar: De avião
Um seriado: Toma Lá Dá Cá
Frases ou palavras mais ditas por você: "Puts", "Tipo"...
O que achou do selo: Amei

Bom, segue abaixo a lista dos blogs que sem dúvida merecem esse selo:

http://seeutecontarminhavidavocechora.blogspot.com/
http://www.iubdeds.com.br/
http://fofurisis.blogspot.com/
http://rabiscoscriativos.blogspot.com/
http://garimpodoeu.blogspot.com/
http://dizendoaovento.blogspot.com/
http://devilplush.blogspot.com/
http://altitudesjablog.blogspot.com/
http://ravibarros.blogspot.com/
http://blogtipointernet.blogspot.com/
http://decodecodes.blogspot.com/
http://acabeca-feminina.blogspot.com/
http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/
http://camila-mello.blogspot.com/
http://zumbibanguelo.blogspot.com/

Vocês que receberam o selo, não se esqueçam de responder às perguntas e comunicar aos 15 blogs que vocês escolherem...

Beijo, pessoal!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Instantaneidade Temporal

É... a vida é uma sequência de mal entendidos... que o diga o tempo. Sempre que me perguntarem, (na verdade, nunca o fazem...) o que eu acho mais fascinante na vida, eu responderei duas coisas que não tem muita relação uma com a outra: o fogo e o tempo, sendo que me fascino ainda mais com o último. Pense com você mesmo: o tempo não é fascinante?
Existe a clássica de que o tempo cura tudo. Isso eu não sei porque ainda não sofri de tudo e duvdo que alguém um dia sofra, mas acredito que a afirmação possa ser verdadeira, apesar de jamais ter a certeza.
Mas perceba como o tempo é intrigante. Há um tempo atrás, você dizia que não poderia viver sem aquela pessoa especial. Hoje, você não pode viver sem outra ou ainda não pode viver com ninguém. Há anos, sua principal preocupação era não perder o desenho animado e conseguir terminar de montar os blocos antes do jantar, e hoje, é conseguir terminar o café a tempo de pegar o ônibus para o trabalho ou para a faculdade. Há muitos anos, sua única preocupação era chorar pra poder matar sua fome, hoje você faz de tudo para não chorar nas horas impróprias. Há décadas, você nem sonhava em nascer, hoje, seu filho é que nasce sem nem saber ainda que existe. O tempo muda, e nos obriga a acompanhá-lo.
O ontem era presente ontem. O hoje era futuro ontem e passado amanhã. E o futuro será presente amanhã, e num futuro ainda mais remoto, será passado, como tudo na vida passa.
Mas se pensarmos bem, o passado e o futuro não existem, porque as lembranças do passado e as expectativas do futuro são sentidas em toda a sua plenitude apenas quando passamos por elas. Se fosse a mesma coisa, não teríamos vontade de voltar para Paris (quem me dera...) ou beijar novamente aquele cara, pois se o passado fizesse o mesmo efeito do presente, a simples lembrança disso não despertaria em nós a vontade de "repetir a dose". As lembranças são imagens que se deixam enevoar com as marcas do tempo, entretanto, o presente, é a folha em branco, que só pode se perder quando é preenchida e então, vira passado.
Entretanto, o futuro... Ah, o futuro existe menos ainda. Porque se o passado é fixo, o futuro é incerto. Ficamos planejando tudo tintim por tintim e chega na hora, o destino puxa o nosso tapete. Às vezes, é bom. Mas quando é ruim... sai de baixo. Ninguém merece ficar horas numa loja escolhendo um vestido e na hora da festa manchar com vinho tinto. Ou planejar sua entrevista de emprego por dias e chegar na hora névoa encobrir seus pensamentos. Ou ainda ensaiar por dias e dias seu espetáculo de dança e no dia ser atropelado, quebrando uma perna.
Por isso, vivamos o presente! O amanhã será hoje amanhã, portanto, amanhã viverei o hoje de amanhã, e assim, sucessivamente. É claro que o que fazemos hoje tem consequência nos próximos "hojes", cabendo a cada um ter a consciência de assumir a responsabilidade por seus atos, ainda que uma parcela de culpa é do destino, já que às vezes as consequências que sofremos são de outras pessoas ou ainda do puro e mero acaso. Mas isso é a vida, e ela não existe sem o tempo, senão é morte. Assim como o tempo não existe sem a vida, senão é vazio, gerando assim uma curiosa interdependência. Dessa forma, chega-se à conclusão de que, se o tempo é fascinante, a vida é tanto quanto. Talvez não para mim, mas para você, você, você ou você. Ou ainda aquela pessoa que lerá este texto quando o tempo se encarregar de empurrar incontáveis instantes para a frente, transformando o futuro em presente e o presente em passado. Quem sabe essa pessoa não seja seu filho que eu mencionei a instantes atrás?