domingo, 12 de junho de 2011

Leitura e Escrita


 Os primeiros rabiscos saíram de minha mão para o papel aos quatro anos de idade. Meu pai pegava em minha mão direita, para incentivar-me a ser destra, e eu começava a escrever, com sua ajuda, os primeiros números e letras. Logo aprendi a escrever meu nome. Devido a isso, entrei no pré-escolar com as primeiras noções de escrita e leitura, que me ajudaram para a concretização desse aprendizado. Inclusive foi de grande peso para a resolução de uma divergência causada pela minha idade (eu não tinha nem seis anos completos ao chegar na primeira série); a escola queria que eu repetisse o pré-escolar, porém, foi comprovada minha aptidão para continuar, e eu o pude fazer. Desde cedo, fui incentivada também à leitura, tanto por parte de meus pais quanto pela escola, o que ajudou-me a escrever de maneira correta e a aumentar meu vocabulário.
Durante as primeiras séries do ensino fundamental, o aprendizado consolidou-se ainda mais. Eu, particularmente, gostava muito de ler e escrever (principalmente redações).
Nos anos seguintes, continuei a ler e escrever cada vez mais. Meu gosto pela escrita acentuou-se, e adoro criar histórias e expressar-me em poemas. Sendo assim, leio tanto quanto escrevo, pois leitura e escrita andam juntas: uma não existe sem a outra. Tanto que, se ler é viajar, quem escreve é o piloto, que guia o leitor pelas trilhas que quer, sem que saiba-se qual é o destino, até que a viagem acabe.

(Trabalho feito para a faculdade, em 16/06/2010)