segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Bilhete em branco

Cinco horas da manhã. Cecília dormia em seu quarto tranquilamente, quando acordou com o som de batidas na porta de seu quarto. Era sua mãe, Mariana. "Quero falar com você", disse a mãe. "E precisava me acordar a essa hora?". "Precisava. Eu nem dormi até agora de tanto pensar... Minha cabeça está estourando, já estou quase ficando louca de tanto pensar e pensar".
Cecília tremeu. Lá vinha mais uma discussão. Seus pais já haviam se separado havia mais de dez anos, mas desde três anos antes, quando sua irmã caçula Laura fora embora, não sabia que tinha princípio um inferno dentro de sua cabeça. Laura começara a visitar o pai, apesar da distância que as irmãs sempre mantiveram do pai. Mariana estranhara, porém, não proibira.
Uma sequência de problemas tinha início. Mariana e Laura começaram a brigar infinitamente, depois dos fins de semana da menina na casa do pai. A mãe acreditava que a filha contava ao pai tudo que acontecia dentro de casa. No meio da semana, as coisas voltavam a ficar ao normal, mas na segunda-feira, começava tudo novamente. Cecília detestava aquela situação, chegando a ficar de certa forma aliviada quando Laura fora morar com o pai. Ela pensou que tudo estava acabado. Mas não estava.
Depois de um ano, mais ou menos, o centro das atenções era Cecília! Mariana acreditava que Cecília, assim como Laura, tinha contato com o pai e "repassava" tudo que acontecia em sua casa. Justo Cecília, que tinha horror a fazer isso... Justo ela, que sempre tentara parecer perfeita para os pais, especialmente para a mãe, esforçando-se nos estudos principalmente por isso. Deixando de ir a festas por isso. Deixando de pensar em namorar por isso. E fazendo e deixando de fazer muitas outras coisas por causa disso. Justamente pelo medo que Cecília tinha de perder sua base de sustentação, sua fonte de segurança e carinho, ela tinha medo de perder a confiança de Mariana, e contava tudo a ela. Pelo menos, tudo que tivesse relação ao pai ou a irmã, depois que esta saíra de casa.
E Mariana era uma pessoa que se considerava intuitiva e muito esperta. Provavelmente era pelo medo de ser enganada ou traída, principalmente pelas filhas. Ela realmente tinha seus motivos para odiar o ex-marido e a nova esposa dele, mas Cecília não tinha a menor intenção de estar no meio daquilo.
Por isso, Mariana desconfiava sempre de Cecília. Tudo que a garota fazia ou deixava de fazer, era motivo de desconfiança. Tudo. Tudo mesmo. Cecília repensava mais de dez vezes o que ia falar, para Mariana não fazer suas interpretações, porque ela fazia. Cecília não podia falar com ninguém, porque não podia falar da situação que se passava ali dentro. Por outro lado, não podia desabafar com sua própria mãe, que interpretaria tudo como teatro.
Cecília sempre dissera que ficaria com a mãe, porque gostava de conviver com ela e confiava apenas nela. No entanto, Cecília começava a repensar aquilo, pois Mariana não queria que a filha dissesse a ninguém onde iriam morar; entretanto, ela sempre pensaria que a filha teria informado à "quadrilha". Por outro lado, se dissesse aquilo, Mariana pensaria que Cecília já estava "passando para o outro lado" e deixando-a sozinha, já que, segundo ela, era o que a "quadrilha" sempre quisera.
Cecília não aguentava mais aquela tortura psicológica, que ela mesma chamava de inferno. Era como se o fogo da dúvida lhe queimasse a alma. E ela pensava seriamente em acabar com a própria vida, deixando faculdade, amigos, a música e um possível amor, que provavelmente Mariana pensaria que era alguém da "quadrilha". Quem sabe com essa atitude Mariana acreditaria na filha. Ou não, já que Mariana, mesmo que improvavelmente, poderia pensar que, ainda assim, isso fazia parte do "plano".
Então, Mariana começou a falar tudo de novo, que desconfiava dela, de algumas atitudes recentes da filha e comentários. Mariana acreditava que a "quadrilha" continuava a arquitetar seus planos para conseguir a tal casa, que, depois de sair da cidade, ela pretendia destruir, já que esta havia sido motivo de muitas intrigas e discussões. A partir daquele momento, era Cecília que tinha vontade de fazer isso...
Cecília retrucou, nervosa, com medo de sua mãe não acreditar: "Mãe, eu juro que eu não fiz nada disso! Poxa vida, eu... sempre estive aqui, do seu lado, e você não acredita em mim!". Mariana acreditava que até as brigas eram propositais!
Depois de muita discussão, Cecília "esqueceu" de pensar o que falaria, e falou que se a situação continuasse daquela maneira, teria de tomar uma atitude drástica. Mariana realmente começou a rir, ironicamente. "O quê? Agora eles estão falando em morte com você? Mas a vítima seria você ou eu?". "Mãe, cansei disso tudo!", disse, entre lágrimas. "Eu não sou uma personagem, sou uma pessoa! Você acha realmente que essas lágrimas são de brinquedo? Você acha que eu seria capaz de vestir uma fantasia de tristeza se estivesse feliz? Nem parece que a gente conviveu por toda a minha vida. Agora, me deixe dormir". Mariana saiu, gritando coisas que Cecília não fez questão de entender o que era e bateu a porta, enfurecida.
No dia seguinte, tudo estava bem novamente. Como sempre acontecia. Entretanto, Mariana sempre fugia da realidade, deixando de prestar atenção em Cecília e navegando do mar do pensamento. Cecília percebia claramente quando a mãe não prestava atenção, mas nem sempre falava, senão, seria outra discussão. Todavia, esta logo veio, como não podia deixar de ser. Após lágrimas e gritos, Mariana teve de sair para ir ao supermercado. Cecília perguntou se ela estava levando a chave, e Mariana logo perguntou o porquê, sem esconder a desconfiança. Cecília respondeu, num grito meio sonolento, que iria para a cama dormir, porque dormira mal. Mariana estranhou, mas disse que estava levando a chave sim, e saiu sem dar o beijo que sempre dava.
Cecília foi para a cama, e chorou até se cansar. Perguntou-se a que horas a mãe chegaria e, num ímpeto, pensou na primeira coisa que seria rápido e menos dolorido possível. Procurou água sanitária na água de serviço, e foi para a cama. Ficou olhando para a garrafa de água sanitária, lembrando dos amigos que fizera na faculdade, numa possível viagem aos Estados Unidos que tanto quisera, num beijo que nunca dera no seu primeiro e único amor, e na música, que ultimamente, era sua única alegria, aquela alegria de fazer a pessoa sorrir sem perceber. Começou a cantar uma música que achava linda e triste, e que passava a mensagem de aproveitar a vida enquanto se pode. "Que ironia...", pensou ao parar, com medo de que os vizinhos a ouvissem cantar. E, num ímpeto, chorando, bebeu a quase metade do conteúdo da garrafa. Parecia que havia uma fogueira dentro de seu estômago, e não havia água que pudesse apagar. Além disso, uma forte dor na cabeça. No meio daquele sofrimento todo, que parecia maior do que qualquer coisa, nem conseguiu pensar que se livraria de tudo. E morreu, ali, deitada na cama, contorcendo-se até desmaiar completamente, esquecendo-se de escrever o bilhete que sempre planejara escrever na situação. No entanto, uma imagem vale mais que mil palavras, e quando a visse morta, era provável que Mariana finalmente acreditasse na filha.

23 comentários:

  1. Hum.. blog com cheiro de novo! ^^
    adorei teu blog.. mt legal.. tmb já escrevi assim, mas minha inspiração foi acabando!¬¬
    gostei msm.. e valeu pela visita..
    volte sempre viu?!

    bjs. by-P.

    ResponderExcluir
  2. obg pelo comentário no meu blog!
    o seu é muito lindo!

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Seu blog é bacana, bem organizado!
    bjooo


    http://beatriz-bmw.zip.net/

    ResponderExcluir
  4. ''Que irôniaa'' Bom texto, tudo de muito bom gosto!

    http://rayrapha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Muito bem escrito!
    Gostei da história!

    ;D

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog
    quando tiver um tempo ta uma passada no meu: http://aufanaticos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Boa historia, a ironia no contexto dela está perfeita
    parabens!

    ResponderExcluir
  8. amei o blog;
    http://papodelagarta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. oiaaaaa eu akeeeeeeeee de novoooooooooo

    *-------------*


    Belo texto, vc qm escreveu?
    bjaum!

    http://olhosdeumagarota.zip.net/

    ResponderExcluir
  10. Sim, foi eu ^^
    Obrigada pelos comentários...
    Ultimamente, a maioria das pessoas pra quem eu peço comentários nem passa aqui viu... É chato ;x
    Mas um obrigada sincero àqueles que leem (de verdade) os posts.
    Um beijo :*

    ResponderExcluir
  11. Olha, sinceramente gostei do blog. dei uma olhada nos outros posts tb. acho que o que falta nesse blog é uma descrição tipo "permanente" ali do lado direito nos menus, acho que ficaria bacana :D
    mas a idéia de expor seus pensamentos é bem legal. eu tinha um blog mais ou menos assim e sei como é dificil xD
    o seu é novinho tomara que alcance mto sucesso
    se quiser da uma passada no meu "quintal" :D
    http://baixesuamusicaaqui.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, Joker! Você tem razão...
    Eu até fiz uma breve descrição do meu blog em meu primeiro post, mas com o passar do tempo, ninguém vai ler =P

    Vou dar uma passadinha sim lá no seu "quintal"! :D
    Obrigada e beijos!

    ResponderExcluir
  13. Vi o seu blog em outro que passei e resolvi vir aqui, gostei, achei muito bom esse post. Depois passa no meu também! http://garotas-dizem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. nobody discordo de vc

    tem muito leitor q le a descriçao <---(acho q e assim q c escreve)

    e fundamental

    ResponderExcluir
  15. Gostei do blog, parece um livro, também gostei do seu ponto de vista sobre o lado ruim, as derrotas e fracassos e tal muito bom.
    Ah estou seguindo.
    Veja meu blog: http://garimpodoeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Você não entendeu o que eu quis dizer...
    Não quis dizer que o pessoal não lê a descrição do blog, mas o que eu escrevi lá embaixo, entendeu? Acho que me expressei mal =P

    ResponderExcluir
  17. parabens pelo blog
    ja passei por essa post!

    ResponderExcluir
  18. paarebens pelo blog estou seguindo espero quew retribua
    http://planetahuumor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Novo esse blog quantos dias de nascido?

    sucesso vc escreve bem!

    O melhor blog do meu .... Bairro!!!
    http://blogdocharque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Muito legal e criativo, meus parabéns!

    ResponderExcluir
  21. escrever expresando sentimento e criatividade ao mesmo tempo, não é pra qualquer um. Percebo que você faz iso muito bem. Parabens.

    ResponderExcluir
  22. hum bem interesante parabens pelo postagem

    http://planetahuumor.blogspot.com/

    ResponderExcluir