terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Metalinguagem

É... andei meio sem inspiração. Por isso, escreverei sobre algo inusitado e, ao mesmo tempo, óbvio: a inspiração!... Já ouviram falar em metalinguagem? Esta é uma função de linguagem que tem por objetivo falar da, digamos, forma de arte com a qual algum trabalho artístico é construído. Quem nunca leu algum poema sobre... a poesia?
Inspiração, para mim, é algo muito subjetivo. Já me inspirei em muitas coisas para escrever meus poemas, muitas mesmo. Houve uma semana em que eu desandei a escrevê-los... Muitas vezes, eu chegava a parar de fazer o que estava fazendo para escrever. Era muito bom, gratificante e prazeroso. Faz muito bem, é como se você alimentasse a linguagem com o que alimenta a alma.
Hoje, serei curta e grossa (comparada a alguns posts)... Uma vez, um professor da faculdade disse que um poeta falou que a poesia é construída à base do sofrimento, ou algo parecido. Eu discordo desse poeta (que não me recordo quem seja): na maioria das vezes, realmente é, mas quantas vezes já vi poemas (e já escrevi também) sobre a felicidade, o prazer de estar vivo? O otimismo também inspira...
Inspire-se! No que você gosta, não gosta ou odeia. No que chama sua atenção, no que desperta suas emoções mais indescritíveis ou mesmo no que é indiferente pra você. Inspire-se na vida, no amor, na amizade e no bem-querer. Na esperança, na desilusão ou na incerteza. No passado, no presente e no futuro. No sol, na lua, nas estrelas e até nos dias nublados. Nos olhos, na boca e no coração. Na alma, no céu e no inferno. Na felicidade e na tristeza. Na realidade e na fantasia.
Não apenas inspirar-se para escrever um poema, compor uma música ou pintar um quadro. Mas inspirar-se para viver a vida! Se minhas sugestões acima não adiantaram para você, deixo aqui meu último palpite: para viver, inspire-se na vida! Abuse da metalinguagem para compor a obra de sua vida!

12 comentários:

  1. Boa! Escrever é realmente prazeroso.
    As vezes falta inspiração, e escrever sobre ela foi algo bem inusitado, nunca tinha lido antes.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Tbm por esses dias estou sem criatividade escrita e seu texto é excelente, imagine quando estiver naqueles dias franca inspiração.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Também acho que a inspiração, principalmente na poesia, é algo muito mais amplo do que o sofrimento. Eu sou uma que escrevo poesia sobre tudo... Escrevi muitas sobre sofrimento.. mas escrevi muitas sobre alegrias...
    É subjetivo.

    Belo post para alguém que se dizia sem inspiração!

    ;D

    ResponderExcluir
  4. Meu blog não é vínculo pra ter fama, e sim ajudar as pessoas com seus cabelos. E claro, você tem sua opinião sobre mim, mas sem divulgação não se chega em lugar nenhum e outra, faço tudo com MUITO amor e é corrido pra mim, pois trabalho, mas se tu prefere ser ignorante à respeito a isso, infelizmente não posso fazer nada.

    ResponderExcluir
  5. É verdade,
    às vezes falta inspiração,
    mas, nada que alguns dias,
    ou quando você não estiver fazendo
    nada, você não consiga se inspirar em nada.

    ResponderExcluir
  6. muito bom, eu as vezes fico sem inspiração para fazer uma tirinha... então leio, assisto um filme ou vou me divertir!

    ResponderExcluir
  7. Olá, seu blog, cada vez mais me dar mais prazer em lê-lo Por esta razão, eu fiz questão de deixar lá no meu blog, entre outros blogs que eu gosto e acompanho, um link, indicando o seu blog. Afinal, seu blog também tem sabor.

    ResponderExcluir
  8. É...eu mesma não sei de onde tiro inspiração...acho que mesclo minhas experiências com fantasias...ah, às vezes olho o meu quarto e procuro algum objeto para que eu possa compará-lo ao ser humano...assim fiz meu último poema..baseado em um relógio...Bom, é meio estranho o meu modo de escrever, mas e daí?! Já dizia Maquiavel: os fins justificam os meios.

    Sabe que eu concordo com o seu professor, pois na verdade, uma pessoa que procura ler uma poesia, não quer encontrar algo bonitinho e que, se olahr o céu, você sente...quando procuramos uma poesia, queremos encontrar nela a nossa dor...queremos profundidade e claro, a tristeza é muito mais profunda e complexa do que a felicidade...Mas claro, existem ótimos poemas com qualidade sobre sentimentos alegres...raros, mas existem! Para mim, os melhores são sobre dor...a dor em uma poesia se torna bela...e se tornamos algo feio em bonito, estamos então, falando de coisa boa...mudança! Sei lá..acho que já estou me contradizendo...Mas não importa o enredo, mas sim a forma como é introduzido...

    Sem mais...Parabéns pelo blog!
    Boa sorte!! :D

    ResponderExcluir
  9. o ki me inspira é quando vivo algo ki se outras pessoas soubessem poderia modificar o modo de viver delas
    me indetifico com seu blog, cê sabe neh ;)

    http://www.diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/
    sigo quem me segue e retribuo comentários .!

    ResponderExcluir
  10. cada poeta se inspira onde bem entender, oras!



    http://panicopsicotico.blogspot.com/

    ResponderExcluir