quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Verdade x Mentira: Uma questão de paradoxo

Por que há a mentira? A resposta poderia render linhas e linhas de discussão, mas pode ser reduzida a apenas uma afirmação: porque há a verdade. Sem luz, não há sombra. Sem o bem, não há o mal. E sem verdade, não há mentira. É uma interdependência sinistra. Dois lados perversos de uma mesma moeda.
Há apenas uma situação que propicia a mentira: a ausência da verdade, a sua inexistência perante uma situação. Muitas vezes, mente-se para ficar "bem na fita", "não pagar um mico" ou "ganhar aquela gatinha". Suas formas são as mais diversas. Pode-se mentir para tirar proveito de uma situação, para fazer o bem e (acredite se quiser) para o outro não pensar que você está mentindo. É surreal.
No entanto, ainda mais surreal é o jogo de mentiras. Os dois lados sabem que o outro está mentindo, e fingem que não sabem. Quando chega-se a este ponto, em que a fantasia que veste a verdade está rasgada e não cobre mais nada, mas mesmo assim, finge-se que ela está perfeita e é real, a verdade já não tem mais valor. Ela já chegou ao fundo de um poço infinito, no qual não é mais possível alcançá-la. E quem está no meio do tiroteio de mentiras é praticamente obrigado a atirar também, ou sairá ainda mais ferido. É lamentável, o enterro da ilusão e da esperança, o velório da verdade. Um velório no qual é possível ressucitar o morto a qualquer momento, mostrando que a dignidade ainda é possível, mas ninguém o faz. Todos contemplam a verdade, chorando o morto num misto de verdade e mentira. Se choram, é porque a querem de volta; mas para trazê-la de volta, deve-se começar pela prática da sinceridade. Lágrimas falsas pela verdade. Fica o paradoxo.

7 comentários:

  1. Eu não consigo imaginar a vida sem paradoxos... Parece estar intrínseco em tudo que gira e se refere ao universo.
    Uma boa análise a sua sobre ambos.. Boa forma de escvrita também!

    Sucesso!


    ;D

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário!

    :D

    PS. Também comentei no seu blog, e gostei do texto curto, mas profundo, sobre o dia em que vc acordou "Audrey Tatou" x)

    ResponderExcluir
  3. A mentira em alguns casos é até bem vinda! imagine só vc tem uma amiga e ela corta o cabelo, ela chega pra vc e pergunta e aí ficou bom, mesmo vc sabendo q ela ta horrivel com o novo corte vc solta: tá ótimo fulana, linda mesmo. tbém há as meias-verdades q são os pontos de vista diferente sobre uma mesma situação q cada um interpreta de um jeito e assim o q pode ser verdade pra um vira mentira para o outro entendeu? no canal FOX da tv por assinatura passa uma série bem interessante chamada LIE TO ME q é sobre um grupo q ajuda a policia em certos casos analisando se a pessoa está mentindo ou não somente pela linguagem corporal. Acho mt boa e aconselho a vc conferir. e pra finalizar, to vendo q vc ta começando agora e vou dar uma ajuada sendo o seu seguidor. Acredito q vc tem potencial e se vc quiser conhecer os meus blogues é só passar em: www.cinemeirosnews.blogspot.com e no www.blog-do-pena.blogspot.com tenho certeza q vc vai gostar. grande abraço e a luta continua blogueiro hehehe

    ResponderExcluir
  4. A verdade é fundamental, SEMPRE!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Muito bom teu post, parabéns e boa sorte com o blog (:

    ResponderExcluir
  6. Quando os dois lados fingem que não sabe acho que é a pior situação, acho que todo mundo já passou por isso com alguém...

    ResponderExcluir
  7. Complicado, mentir as vezes é preciso, porque nem sempre estamos preparados para ouvir a verdade. Mais ainda assim, fico com a verdade. Abraços!

    De uma passada no meu blog
    http://rayrapha.blogspot.com/

    ResponderExcluir